It's Still Our Pleasure

Continuando na linha anterior: é um sítio onde ainda podemos fazer e dizer o que nos apetecer. A Gerencia itsourpleasure@gmail.com

Wednesday, October 11, 2006

Coisas de que assumidamente se gosta...

"O homem é senhor de sua sorte! ", assim se poderia resumir a mensagem de praticamente todas as histórias de uma das personagens mais fascinantes da BD, o misterioso Corto Maltese.
Criado em 1967 pelo italiano Hugo Pratt, Corto surgiu na revista italiana Sgt. Kirk, produzida por Hugo Pratt em 1967, juntamente com o promotor imobiliário Fiorenzo Ivaldi, com o intuito de divulgar, no seu país, os trabalhos que autor havia realizado na Argentina.
Os livros de Pratt surpreendem desde logo pela vitalidade em termos de transmissão de emoções e sentimentos, sendo uma ressalva a liberdade individual bem como ao proprio mar, sendo estas provavelmente as condições e qualidades que mais agradam aos leitores, tendo sido inclusive elogiado por muitos escritores.
Corto Maltese é um cavaleiro da fortuna à moda antiga, uma anarquista, talvez o último dos românticos. Um homem em busca de aventuras, sempre partindo, sempre em viagem. Nascido na ilha de Malta, é filho de uma cigana andalusa e de um marinheiro inglês.Nas suas peregrinações, conhece muitos lugares diferentes, encontra os mais variados tipos de figuras humanas, mas mantém-se sempre fiel aos seus ideais. Alto, esguio, sempre vestido com uma capa escura de marinheiro à qual acompanha o boné branco com a aba inclinada sobre os olhos, o cabelo negro e a pele morena, certamente recebida da mãe cigana, que também o influenciou no uso de um brinco largo e arredondado na orelha direita. Todo o conjunto lhe dá o ar romântico de um pirata, fazendo com que adquira as dimensões de um mito.
As aventuras de Corto Maltese ocorrem em praticamente todos os quadrantes do mundo, desde a esplendorosa Veneza até os confins da Sibéria passando pela costa brasileira; o monumento de Stonehenge, na Inglaterra; a Somália britânica; a Argentina, e terminando, finalmente, em solo espanhol, ao final da década de 30, quando presumivelmente desaparece lutando nas Brigadas Internacionais (uma história não narrada graficamente).


http://www.omelete.com.br/quadrinhos/artigos/base_para_artigos.asp?artigo=1610

4 Comments:

Blogger zaza said...

Adorooooo!!!!Fiquei logo com vontade de por esta excelente personagem lá em casa numa aguarela pendurada numa parede!!!!

6:30 pm  
Blogger chavininha said...

zaza: pois, eu hoje vi uma parede com um que estava o meu numero! :)

6:54 pm  
Blogger Magoonífico said...

Hugo Pratt disse: "A minha vida começou bem antes de vir ao mundo, e imagino que prosseguirá sem mim por muito tempo."

Corto Maltese está completamente baseado na fantástica vida do seu autor. Se tiveres interesse lê o livro/entrevista biográfico/a do Pratt "O desejo de ser inútil" e entenderás a origem da mirabolante vida do Corto. Muito Bom.

3:17 pm  
Blogger chavininha said...

Magoonifico: por acaso aidna não tinha lido o livro, mas fiquei mesmo curiosa, o Corto sempre foi daquelas personagens que eu acho que devia mesmo existir, e que de qualquer forma acho que de uma maneira ou de outra acaba por existir fragmentado em muitas pessoas :)

12:49 pm  

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer The WeatherPixie eXTReMe Tracker Estou no Blog.com.pt



Blogarama - The Blog Directory